Na agricultura, o inverno requer estratégias específicas para garantir que sua plantação cresça forte e saudável.

Pensando nisso, vamos compartilhar quatro dicas valiosas para ajudar você a ter sucesso durante o período mais frio do ano. São maneiras super eficazes de enfrentar o clima rigoroso para colher os benefícios do cultivo no inverno:

 

Escolha plantas resistentes ao frio

Essa dica não é exatamente sobre cuidados, mas uma orientação para garantir uma plantação produtiva mesmo durante o inverno. Ao escolher espécies adaptadas a baixas temperaturas, você reduz os riscos de danos causados pelo frio e mantém a produtividade em alta.

No geral, vegetais de folhas e bulbos são os mais recomendados para o inverno. Alface, rúcula, beterraba, cenoura, chicória, couve-flor, ervilha, nabo, rabanete e repolho são alguns exemplos de plantas que se desenvolvem bem no frio, embora possam requerer alguma proteção.

 

 

Cuidados com as geadas

Mesmo as plantas que dependem do frio para crescer, podem ser afetadas negativamente pela geada, que se forma quando a temperatura do ar cai abaixo de zero, atingindo o ponto de congelamento da água. Isso resulta na formação de cristais de gelo nas superfícies, podendo congelar a seiva e prejudicar o funcionamento celular adequado, afetando o desenvolvimento vegetal. 

Para proteger as plantas contra danos causados pela geada durante o inverno, é recomendado verificar a temperatura no início da noite. Se não estiver chovendo e a temperatura estiver em torno de 13°, é um sinal de que pode ocorrer geada durante a madrugada. Nessas situações, é importante cobrir completamente as plantas utilizando sombrite, sacos de algodão ou outros materiais escuros durante a noite, removendo a cobertura pela manhã.

 

 

Cuidados com a Irrigação

É necessário tomar precauções com a irrigação das plantas durante o inverno. Isso ocorre porque, devido às baixas temperaturas, a evaporação da água é reduzida, o que faz com que o solo demore mais para secar em comparação ao verão. Se a irrigação for realizada com a mesma frequência, a terra pode ficar excessivamente encharcada, colocando em risco a saúde das plantas. 

Por conta disso, é recomendado regar somente quando o solo começar a secar. Também é importante realizar a irrigação de manhã, permitindo que as folhas sequem durante o dia. Dessa forma, evitamos o acúmulo excessivo de umidade nas folhas e no solo, o que pode levar ao desenvolvimento de fungos e doenças que afetam a estrutura das plantas.

 

 

Cuidados na hora de podar e adubar

No frio, as plantas que não são adaptadas a esse clima experimentam um crescimento mais lento, o que pode dificultar seu desenvolvimento. Por essa razão, é recomendável realizar a poda de folhas e ramos doentes ou secos, evitando que essas partes consumam os nutrientes necessários para o restante da planta. No entanto, é importante ter cautela ao realizar a poda excessiva em regiões propensas a geadas. 

Durante esse período, as plantas não exigem a mesma quantidade de adubação intensiva realizada nas estações mais quentes. Como o metabolismo das plantas é mais lento nessa época, sua capacidade de absorção de nutrientes é reduzida, o que poderia resultar em desperdício de adubo após a aplicação. Ou seja, o ideal é fazer uma adubação aproximadamente 30 dias antes do início do inverno.

 

 

Linha completa de produtos nas Lojas Tamoyo

Aqui você encontra uma linha completa de itens para o seu trabalho diário! Visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site e aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *