Também conhecida como fita métrica, a trena é um item fundamental para medir tamanhos diversos, alturas ou distâncias. Seja para um fim doméstico ou profissional, não existe “a melhor trena” e sim a mais adequada para a sua necessidade. 

 

Apresentamos então, 3 tipos de trenas:

 

 

Trena Curta

A trena curta é a mais comum, e você provavelmente já usou uma! Ela é leve, compacta, de fácil manuseio, e geralmente é usada para medir objetos, paredes e curtas distâncias.

 

A maioria possui trava e ponta magnética. Sua fita de medição é metálica e geralmente encontramos de 3, 5 e 8 metros. O único cuidado com ela, é para não entortar ou quebrar sua fita.

Clique aqui para ver a Indicação Tamoyo de trena curta.

 

Trena Longa

A trena longa é mais utilizada no meio profissional, para medir grandes distâncias como áreas externas, garagens, construções e terrenos. Costuma ficar exposta ao sol, chuva e poeira, por isso precisa ser mais flexível e resistente do que as trenas curtas.

 

Quanto ao seu tamanho, os modelos variam entre 15 e 100 metros.

Clique aqui para ver a Indicação Tamoyo de trena longa.

 

Trena a Laser

Essa trena é a mais precisa delas! A trena a laser ou digital, não precisa ser esticada manualmente como as outras, sua medição é feita através de um laser e o resultado é apresentado em um visor. Ela ainda realiza cálculos matemáticos para medição de grandes áreas, superfícies e volumes de cômodos ou estruturas.

Clique aqui para ver a Indicação Tamoyo de trena a laser.

 

 

 

Roda de medição

Uma solução para medições amplas em áreas retas, com curvas, terrenos irregulares e até mesmo o perímetro de ambientes circulares, é a roda de medição. Por ser extremamente reforçada pode ser utilizada em ambientes internos e externos, conta com cabo telescópico que traz praticidade de manuseio e armazenamento.

Aplicação: Construtoras, agrimensores, corretores, empreiteiros, prestadores de serviço, obras públicas, pericias técnicas.

Clique aqui para ver a Indicação Tamoyo de roda de medição.

 

 

Dica extra

A mesma trena pode apresentar medidas de formas diferentes, como: milímetros, centímetros, polegadas e pés.

– No Brasil utilizamos milímetros e centímetros, essas medidas estão na parte inferior da trena, representadas por mm e cm.

– Já as medidas superiores são americanas, polegadas (inches) e pé/pés (foot/feet) representadas por in e ft.

 

É só tomar cuidado para utilizar essas siglas corretamente na hora de anotar a medição!

Você também pode gostar do nosso post “Itens que não podem faltar em casa para pequenos reparos”, clique aqui para conferir.

 

 

Comments

  1. Aqui em casa temos trena e é numa ferramenta fundamental e na verdade o marido tem até um apego com ela. Mas, agora que descobri essa a laser, vou pesquisar sobre a possibilidade de adquirir numa pra nós. Grata pelas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *