Os móveis Montessori estão em alta e não é por menos: são belíssimos! E não é só isso: eles ajudam no desenvolvimento das crianças. O Método Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Trata-se de um modelo educacional baseado na independência dos pequenos, em liberdade com limites para que haja um desenvolvimento natural das habilidades da criança, entre elas físicas, psicológicas e sociais.

Os móveis Montessori são criados com a mesma intenção de dar liberdade às crianças com peças que fiquem na altura de seus olhos, o que proporciona autonomia e desenvolve a independência desde cedo. Hoje vamos aprender a criar um closet infantil Montessori no passo a passo criado por nossos parceiros Lab. Holz Marcenaria, Carpintaria e Coworking. Confira:

MATERIAIS NECESSÁRIOS

– Serrote, ou Serra Tico Tico, ou Serra Circular;
– Lixadeira;
– Parafusadeira;
– Pincel;
– Polisten;
– Grampos;
– Esquadros;
– Lápis;
– Nível;
– Madeira

PASSO A PASSO

1º passo

Você precisará separar as seguintes peças de madeira, que podem ser vistas na da esquerda pra direita:

– 1 cabo de vassoura de 64cm;
– 2 peças para as prateleiras de 30cm x 30cm;
– 2 peças de 9cm x 96cm para os rodapés;
– 1 peça de 89cm x 30cm para a divisória;
– 1 peça de 96cm x 30cm para a base;
– 3 peças iguais de 1m x 30cm para as laterais e topo

2º passo

Una as 3 peças iguais (1m x 30cm), que são o topo e as laterais, prendendo-as para a fixação perfeita, não esqueça de alinhar com um esquadro. Depois, fixe com parafuso de 50mm. Deverá ficar como na terceira foto.

3º passo

Utilize a madeira que será o rodapé para servir de referência para o espaço que deverá ser fixado e prenda o rodapé provisóriamente. Utilize parafusos de 50mm. Para a fixação do rodapé, utilize um retalho de madeira por baixo para dar o espaçamento ideal.

4º passo

Para fixar a divisória, novamente utilize como referência as peças da prateleira. E nas laterais, unindo-as às prateleiras. Ficará como na segunda foto.

5º passo

Se possuir um sargento, utilize para prender, o que ajudará na hora de parafusar. Caso não tenha um sargento, demarque com um lápis para certificar que a peça não “correu” na hora de parafusamento. A divisória será parafusada por baixo.

6º passo

Para a base do cabideiro, você pode usar a imaginação e desenhar diferentes formas. No exemplo, desenhamos o contorno de uma montanha. No centro do cabideiro, faça uma referência a ser furada para receber o cabideiro. Se possuir furadeira de bancada, faça o encaixe com ela. Caso não, utilize a manual: a broca para ambas é a chata de 22mm.

7º passo

Una os dois suportes ao cabideiro. Se certifique do alinhamento utilizando um nível. Parafuse as peças.

8º passo

Para um acabamento arredondado, se tiver a ferramenta tupia passe em todas as bordas. Finalize com o lixamento: primeiro com lixa 80mm e depois repetindo o processo com 150mm.

9º passo

Utilize para o acabamento Polisten, que é um produto atóxico, já que se trata de um móvel infantil. Use também uma Trincha média de 2 ½, própria para vernizes. Você pode brincar com os detalhes, nesse caso colocamos “neve” no topo de nossa montanha.

10º passo

Ele fica assim! Você pode também personalizar da forma que desejar.

Gostou deste passo a passo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *