A Páscoa é um momento de união e renovação de afetos. Que boa lembrança é pensar naqueles momentos em que as próprias famílias pintavam cascas de ovos para guardar amendoins, faziam as cestinhas de páscoa e investiam na criatividade para fazer desta uma data cheia de surpresas.

Por isso, nosso parceiro Lab. Holz Marcenaria, Carpintaria e Coworking traz hoje um passo a passo pra lembrar esse jeito “old school” de comemorar a Páscoa. Vamos ensinar você a criar seu próprio Coelhinho da Páscoa de madeira. Vamos lá!

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

– 50cm x 20cm de madeira pinus

Lixa 60 e Lixa 80 em metro

Cola Ciano

– Papel para fazer molde (pode ser kraft ou cartolina)

Régua 300mm (30cm)

Tesoura

Lápis

– Borracha

Máscara de pó

Óculos de proteção

Lixadeira

Serra tico tico ou serrote para madeira

Tupia (opcional)

Pincel

Selador

Fita crepe

PASSO A PASSO:

 

1º passo

Meça a largura da peça de madeira, ela deve ter 9cm. O papel também precisa ter a largura de 9cm. Depois de garantir os 9cm de largura do papel, dobre-o ao meio.

2º passo

No papel, desenhe metade do Coelhinho da Páscoa como na foto. O papel dobrado vai servir para termos melhor proporção no desenho final. Com o papel ainda dobrado, corte sobre a linha do desenho.

3º passo

Abra o papel e confira se o coelho ficou proporcional e com os dois lados iguais.

4º passo

Fixe o molde do papel na madeira com fita para contornar o desenho na madeira. Desenhe na madeira contornando o molde de papel.

5º passo

Para o corte, fixe a madeira em alguma base. É ideal usar um sargento para essa fixação. A fixação ser fora do desenho para não marcá-lo.

6º passo

Para o melhor corte, o ideal é utilizar a Serra tico tico, mas se não for possível use o serrote. No caso do uso do serrote, será preciso realizar posteriormente reparos mais detalhados após nas voltinhas e cantinhos do desenho. O Coelhinho da Páscoa de madeira fica assim:

7º passo

Para os pés do Coelhinho, contorne a base da peça já cortada sobre outra madeira. É preciso garantir que o contorno tenha a mesma largura e comprimento que a base do Coelhinho. Para os pés de madeira, vamos fazer um molde como o do Coelhinho. Dobre um papel e desenhe só metade de um coração, corte e abra. Cada metade será o molde para cada pé do Coelhinho da Páscoa e cada pé deve ser desenhado a partir da linha da base. Depois de desenhados, corte-os da mesma forma que já foi cortado o molde principal do Coelhinho.

8º passo

Agora é hora dos acabamentos. Vamos lixar para deixar a madeira com um toque macio e os cantinhos mais proporcionais. Dê atenção especial às laterais onde houve o corte. Quem possuir uma ferramenta Tupia pode passar nas laterais para arredondar. Mas se acaso você não tiver um Tupia, não há problemas. Você pode dar um toque diferente depois com na pintura, trazendo um tom diferente nos cantos, o que dá a impressão de arredondado.

9º passo

Para colar os pés no corpo do Coelhinho, vamos usar cola instantânea para madeira ou a base de ciano, como a linkada na nossa lista de materiais. Coloque os pés sobre uma superfície, passe a cola apenas sobre a parte retangular (não passe no desenho dos pés) e depois encaixe a base do Coelhinho sobre os pés. Segure as duas peças juntas por 1 minuto para a cola secar completamente. Fica assim:

10º passo

Para o acabamento, passe o selador. Você pode decorar da forma que quiser: pode deixar o Coelhinho da Páscoa assim apenas em madeira ou pintar ele com tintas coloridas, desenhar mais detalhes, etc. Solte sua imaginação!

Gostou do nosso passo a passo e vai fazer seu Coelhinho da Páscoa? Não esqueça de nos mandar as fotos do resultado e nos seguir no Instagram e Facebook! Prestigie também nossos parceiros do Lab Holz nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *