Pensando em montar uma mini-marcenaria em casa para suas criações? Quer começar a desenvolver projetos como hobby ou a fim de testar uma nova profissão? Separamos as ferramentas indispensáveis para que você esteja 100% preparado para qualquer projeto!

 

Vamos começar pelas ferramentas mais básicas!

Fugindo da tradicional caixa de ferramentas, com chaves de fenda variadas, martelos, e alicates (todos itens que você já deve ter em casa), listaremos as principais ferramentas manuais que serão suas aliadas em basicamente todos os projetos:

 

#1 Trena

Elas são indispensáveis para qualquer projeto de marcenaria. Afinal de contas: medidas corretas e precisas são essenciais para um resultado perfeito. Opte sempre por trenas de qualidade, com uma fita forte e leitura nítida. Para ingressar no meio da marcenaria, um trena de 3 metros já deve atender todas as suas necessidades!

Quer aprender mais a fundo sobre as trenas? Confira nosso blog sobre trenas

 

#2 Esquadro

Eles são fundamentais para definir e traçar retas perpendiculares nas peças que você pretende criar. São diversas as opções de esquadros, mas para iniciar os trabalhos na marcenaria opte pelas opções de 10 e 12 polegadas, pois são super versáteis.

 

 

#3 Lápis de Marceneiro

Realizar marcações e orientar o fluxo de cortes faz parte da rotina diária de um marceneiro. Pensando nisso, é fundamental contar com um kit de Lápis de Marceneiro, que são projetados para que suas marcações saiam perfeitas nos mais variados tipos de madeira.

 

 

#4 Grampos

Estabilidade e precisão são as palavras que você sempre buscará dentro de cada processo de um trabalho de marcenaria. Para que suas marcações, cortes e colagem sejam precisas, conte com algumas peças de grampos “C”, super úteis para fixar as peças de madeira que serão cortadas.

 

 

#5 Formão

Essa é uma das principais ferramentas do seu kit! Projetado para recortar e aparar a madeira, ele é perfeito para realizar ajustes de encaixe nas peças que você está criando. Conte sempre com um jogo de formões nos mais variados tamanhos, para realizar chanfrados e realizar aparas com a capacidade de corte em diferentes tamanhos e profundidades.

 

 

E agora partimos para as ferramentas que fazem o trabalho pesado!

Essas são as ferramentas elétricas básicas para que o seu trabalho saia perfeito:

 

#6 Plaina

As plainas vão te ajudar a deixar as superfícies da sua madeira mais regulares e lisas. Além disso, são ótimas para criar rebaixamentos e chanfrar suas peças.

 

 

#7 Lixadeira

Uma lixadeira básica vai acelerar, e muito, o processo de acabamento e refinamento de suas peças. Com elas,  você consegue tornar madeiras extremamente porosas em peças de toque refinado, para aplicação das mais variadas tintas e vernizes (é um ótimo complemento após utilizar a plaina).

 

#8 Serras

É interessante contar com ao menos uma opção manual (serrote japonês) e algumas opções elétricas (Serra Tico Tico, Circular ou Meia Esquadria). Analise as características dos projetos que você planeja tirar do papel e converse com um de nossos consultores nas Lojas Tamoyo para escolher a ferramenta elétrica perfeita para o seu caso!

 

#9 Tupia

É o toque perfeito para os acabamentos de suas peças! Chanfrados, ranhuras, entalhes e molduras são muito mais práticos de serem feitos com a Tupia.

 

 

#10 Furadeira e Parafusadeira

É o toque de agilidade e praticidade que você vai precisar para a montagem de seus móveis e peças.  Hoje é super comum encontrar uma ferramenta que faça as duas funções e inclusive seja livres de fios! 

 

 

Linha de Marcenaria completa nas Lojas Tamoyo

Curtiu as dicas? Nas lojas Tamoyo você encontra uma linha completa com tudo que você precisa para começar seus trabalhos de Marcenaria. Visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site e aproveite! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *