Começou no ramo da marcenaria faz pouco tempo ou está pensando em abrir a sua própria fábrica de móveis? Para te ajudar na organização e produtividade no ambiente de trabalho de uma marcenaria, separamos algumas dicas super importantes!

 

#1 Organização da sua área de trabalho

Diferentes processos acontecem ao mesmo tempo dentro de uma marcenaria: da preparação e corte da madeira até a parte de pintura e acabamentos. Para que tudo flua da melhor forma em seu espaço, organize as bancadas de trabalho de maneira que um processo não acabe interferindo e atrapalhando o outro (exemplo: evitar que processos que produzem muita poeira fiquem próximos das sessões de pintura, polimentos, acabamentos e montagem). 

Além disso, com as sessões de trabalho estrategicamente dispostas, manter o ambiente sempre limpo e organizado é primordial para melhor mobilidade e fácil acesso a todos itens e equipamentos da marcenaria.

 

 

#2 Equipamentos e Estoque

Para evitar surpresas no meio de um projeto, mantenha uma rotina de monitoramento e testes dos seus equipamentos. Percebeu que alguma máquina ou ferramenta não está no melhor estado de funcionamento? Não pense duas vezes antes de realizar uma manutenção! 

O mesmo vale para seu estoque de matérias primas e itens para o preparo da madeira: mantenha tudo sob seu controle e registre sempre que uma nova chapa de madeira for inserida em sua linha de produção. Itens que fazem parte da rotina, como thinners, lixas e estopas podem ser conferidos semanal ou mensalmente, para que os pedidos sejam feitos com antecedência e maior planejamento, evitando atrasos nas entregas de seus projetos.

 

 

#3 Reaproveitamento de Materiais

Todo projeto acaba gerando resíduos de madeira. Mas nem tudo precisa ser descartado! É possível aproveitar alguns pedaços de madeira para determinados acabamentos internos de outros projetos, ou até  mesmo você pode gerar uma renda extra criando pequenas peças de decoração em madeira, para utilizar esse material excedente dos projetos principais da marcenaria. 

Mas se essa não for uma opção para você, uma ideia super bacana é localizar pequenos artesãos ou ONGs que costumam receber esses resíduos para seus próprios projetos.

 

 

#4 Descarte

Tudo que não for possível reaproveitar ou destinar a algum outro projeto, vai acabar precisando ser descartado. 

Mas se engana quem pensa que basta recolher a serragem e colocá-la no lixo, pois algumas substâncias presentes no mdf e em outros itens utilizados no dia a dia podem ser nocivas ao meio ambiente. Por conta disso, é fundamental seguir uma das duas opções: 

– Encontrar um ecoponto em sua cidade, preparado para o recebimento e correto descarte dos resíduos. 

– Ou contratar uma empresa de coleta regulamentada e especializada nesse processo de descarte. 

Para ambas opções, os órgãos e secretarias responsáveis pelo descarte e reciclagem da prefeitura da sua cidade conseguirão te ajudar.

 

 

Linha de Marcenaria completa nas Lojas Tamoyo

Curtiu as dicas? Nas lojas Tamoyo você encontra uma linha completa com tudo que você precisa para sua Marcenaria. Visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *