Segurança no ambiente de trabalho é primordial, não é mesmo? Pensando nisso, separamos 6 dicas fundamentais para garantir o uso correto e a melhor forma de conservação dos Equipamentos de Proteção Individual!

#1 Opte sempre por EPIs de alta qualidade

Pensar em um maior custo benefício é o primeiro passo para contar com EPIs que tenham uma longa durabilidade, ótimo desempenho e possam ser conservados da melhor forma possível. EPIs de qualidade também garantem que sua própria equipe dê maior valor aos equipamentos e se sintam mais motivados na preservação e manutenção dessas peças fundamentais para a segurança no trabalho.

 

 

#2 Siga as Instruções do Fabricante

É um passo primordial antes da utilização de qualquer EPI. Os principais fabricantes contam com o CA (certificado de aprovação), e possuem recomendações fundamentais para a utilização, conservação e higienização correta dos equipamentos. Uma dica: realize treinamentos com sua equipe para garantir que todos compreendam e possam seguir as recomendações de uso do fabricante.

 

 

#3 Cuidados na escolha do local de armazenamento dos EPIs

Após a utilização dos seus EPIs, onde você e sua equipe costumam armazená-los e organizá-los? Cuidado com ambientes pouco arejados, com muita poeira, próximos de locais que possam ocasionar quedas, ou que fiquem no meio do caminho e possam ser atingidos. E vale lembrar mais uma vez: as instruções do fabricante irão te guiar para uma conservação que permita a vida útil mais longa possível aos seus EPIs.

 

 

#4 Utilize os EPIs somente durante as atividades

Ainda pensando na vida útil dos EPIs, é fundamental utilizá-los apenas durante as atividades ou em local apropriado/de risco. É muito importante manter toda a equipe ciente dessa medida de utilização, para que todos os seus equipamentos de proteção possam ser conservados da mesma maneira. Lembre-se: e não vale retirar os EPIs e deixá-los expostos pelas bancadas ou no chão! Siga sempre a dica #3 e crie uma cultura de armazenamento dos EPIs com todos da sua equipe.

 

 

#5 A Higienização correta garante uma vida útil maior

Para garantir a durabilidade e um excelente estado de conservação, proporcionando a segurança necessária, é muito importante que seja utilizado o processo de higienização correto em seus EPIs.
Cada equipamento possui sua recomendação de fabricante, mas existem algumas práticas de higienização comuns a vários produtos, como: lavar sempre com sabão neutro, secar à sombra e não guardar o produto úmido.

 

 

#6 Fique atento ao estado e validade dos seus EPIs

Nessa dica, é importante ficar atento a duas questões: validade do EPI e o Estado de Conservação do EPI.

Validade: Faça um controle rigoroso das datas de validade dos seus EPIs, pois a partir da data limite, o produto não garantirá mais a proteção necessária e esperada pelo usuário, deixando de ser um item de proteção e passando a ser um item de risco à sua equipe.  Além disso, empresas com funcionários utilizando EPIs fora do prazo de validade podem ser autuadas. Ou seja: sempre fique atento aos prazos de validade.

Estado de conservação do Equipamento: Mesmo dentro da validade, os EPIs podem não estar nas condições perfeitas para uso (seja por algum problema na sua atual utilização, armazenamento ou até mesmo na fabricação). Para estes casos é fundamental realizar a substituição dos EPIs, garantindo que toda a equipe fique 100% segura.

 

 

Linha de EPIs completa nas Lojas Tamoyo

Curtiu as dicas? Nas lojas Tamoyo você encontra uma linha completa de EPIs, com tudo que você e sua equipe precisam para trabalhar em segurança. Visite uma de nossas lojas e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *