O patinete infantil é uma ótima opção de presente para você dar para o seu filho ou sobrinho em uma data especial, além de trazer a oportunidade de aprender novas técnicas de marcenaria. É um presente que vai fazer alegria da criançada, mas lembre-se: ele pode ser utilizado por crianças de até 8 anos e com 30/35 kgs.

Chegou a hora de você aprender a fazer esse patinete no passo a passo criado em parceria com o Lab. Holz Marcenaria, Carpintaria e Coworking e o Aventurinha Brinquedos. O nível de dificuldade é médio, então confira atentamente cada passo para que o resultado seja um sucesso.

Materiais necessários:

– 2 latas sprays coloridas para acabamento;

– Parafuso francês (10 cm por 8mm);

– Arruela 10mm;

– Porca (10mm);

– Arruela de pressão (10 mm);

– 13 parafusos cabeça flame: 5 cm por 4mm;

Cola para madeira;

Selador para madeira (opcional);

– Cola de contato;

– 4 rodinhas com rolamento;

– 1 Barra rosqueada;

– Cabo de vassoura (50 cm);

– Tábua de madeira (80 cmx80 cm);

Lixa s422;

– 5 lixas A237;

Lápis;

Régua;

– Esquadro;

– Compasso;

– Máscara;

– Óculos de proteção;

Protetor auricular;

– Estilete.

Ferramentas necessárias:

Serra tico tico;

Grampo C;

Furadeira;

Arco de serra;

Lima;

Serrote;

Chave Biela;

Plaina manual;

– Chave 13;

Medidas:

Guidão – duas peças de 60 cm x 7,5 cm.

Base – 60 cm x 20 cm.

4 compensados dianteiros – 10 cm x 13 cm

2 compensados traseiros – 10 cm x 10 cm

1º passo

Para traçar a o guidão do patinete, então traçar 60 cm por 7,5 cm de largura duas vezes, fazer um arco tirando 2 cm de cada lado. Use uma régua, um esquadro e lápis para fazer as medições. Arredonde as pontas para dar um acabamento para a frente do patinete. Defina 2 cm de margem inferior, com um esquadro, para as rodinhas e 3 cm por 3 cm de afastamento do centro do eixo.

2º passo

Corte as peças com uma serra tico-tico, sempre utilizando os epi’s necessários para a sua segurança, como os óculos, avental, protetor auricular e máscara de proteção.

3º passo

Depois de cortar, lixe as peças com as lixas A237 até que fiquem sem rebarbas. Para igualá-las, utilize uma Plaina manual para que as madeiras fiquem niveladas. Para deixar ambas as peças iguais, utilize um Grampo C para juntá-las e lixá-las juntas.

4º passo 

Com as peças já simétricas, marque os centros para o rodízio e para o cabo, assim você sabe onde fazer a furação. Utilize uma furadeira com broca 3mm para marcar os furos. 

5º passo 

Agora chegou a hora de fazer a base do patinete. Com um esquadro, meça 60 cm de comprimento por 20 cm de largura. Na parte da frente, marcar 5 cm de cada lado para ser a fuga das rodinhas. Na parte traseira, marque um raio com 5 cm para centralizar o eixo. Afaste 16,5 cm de cada lado para fazer a tangência e arredonde as pontas.

Corte peça também com a serra tico-tico e lixe a base para que fique lisa igual as partes do guidão.

Observação: para o acabamento da base, se for necessário, misture cola tenaz com pózinho da madeira para tampar os buracos.

6º passo

Para o garfo e eixo do patinete, faça 4 peças de 10 cm por 13 cm com a mesma ponta da base do patinete. Marque 5 cm na lateral do garfo e 5 cm do centro da furação. Serão usadas 2 peças em cima do eixo e 2 peças embaixo. Para que fique alinhado, utilize o Grampo C e faça os furos com uma broca 3mm.

7º passo

Com a cola de madeira, cole dois blocos fazendo um sanduíche. Faça isso com as outras duas também. Você deverá deixar a cola secar por 24 horas, para que as madeiras fiquem bem grudadas.

Com uma furadeira, marque o furo do eixo, com uma broca de 1mm, para que, depois de colado, tudo fique centralizado. 

8º passo

Com as duas peças coladas após 24h e secas, faça os furos de marcação de centro com uma broca de 3mm. Faça de cada lado até o meio para que o furo não fique torto ou errado por dentro. Depois, utilize a broca de 8mm para fazer furos dianteiros para o eixo.

Coloque o parafuso francês no eixo e utilize uma chave 13 para apertar. Será preciso de mais duas arruelas aba larga para dar mais espaçamento entre a base e a fixação do garfo.

9º passo 

Agora, na parte dianteira, faça a marcação com a broca 10mm, e fure com a broca chata 22 para encaixar e colar o cabo de vassoura. 

Com um esquadro, faça um espaçador para a parte de cima do garfo, com um compensado de 10 cm x 5,5 cm para o garfo não juntar.

10º passo 

Escolha os lados externos da parte dianteira. Certifique-se que a madeira não contém farpas e, caso tenha, lixe as peças mais uma vez até ficarem iguais. 

11º passo 

Para o centro eixo traseiro da base, com uma régua, faça uma marcação de 5,5 cm.E preencha com duas peças de compensado de 10 cm por 10 cm. 

12º passo 

Com a cola de madeira, cole os compensados de madeira igual aos anteriores. Depois de prensar as peças, utilize a broca de 8mm para fazer furos dianteiros no eixo. 

13º passo 

Agora, é hora de medir e testar os eixos. Simule a montagem para extrair a medida, colocando as rodas e as arruelas na barra rosqueada. Corte com um serrote no tamanho que achar adequado para fechar com as porcas. Conferir o tamanho da barra dianteira com as rodas e porcas. 

14º passo

Para que o garfo fique firme, coloque os compensados na parte da frente. Com uma broca de 3mm, faça a marcação para que, logo após isso, você possa fixar os compensados com um parafuso. 

15º passo 

Com o cabo de vassoura, meça 12 cm de cada lado para as crianças terem um bom espaço para segurar. Não esqueça de passar a cola de madeira para fixar bem o cabo no suporte. 

16º passo 

Se você quiser, passe o selador de madeira para deixar o patinete com um bom acabamento para os pequenos. Antes da montagem, para testar, seu patinete deve estar assim após o corte da barra rosqueada dianteira e traseira.

17º passo 

Pinte o patinete com as cores que você escolheu. Use a criatividade para colorir, usar formas e brincar. Aqui, escolhemos fazer um degradê entre as cores dourado e azul. Se você quiser, chame seu filho para ajudá-lo nessa etapa. 

18º passo

O último passo é muito simples: chegou a hora de fazer a colagem da lixa na base do patinete com a cola de contato e duas tiras de lixa com 3 cm de largura. Faça a montagem final das rodinhas e verifique se todas as peças ficaram bem colocadas e firmes.

Está pronto! Agora é só presentear o seu pequeno e vê-lo se divertir.

O que achou do nosso passo a passo? Conseguiu fazer? Deixe sua mensagem aqui nos comentários e mande a foto do seu patinete infantil pelo inbox de nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *