A banqueta escada é um móvel híbrido, ótimo para quem gosta de praticidade ou que têm pouco espaço em casa. Ela serve tanto para subir com segurança e alcançar armários mais altos quanto como banqueta comum. Além disso, seu charme traz um toque de modernidade ao ambiente.

Chegou a hora de você aprender fazer sua própria banqueta escada no passo a passo criado por nossos parceiros Lab. Holz Marcenaria, Carpintaria e Coworking. É um móvel de nível fácil de dificuldade, então mãos à obra! Confira:

Materiais necessários

– Transferidor de ângulo;

– Suta;

– Régua;

– Serrote ou Serra Meia Esquadria;

– Serra Tico Tico;

– Parafusos de 55mm

– Parafusadeira;

– Furadeira;

– Lixadeira;

– Tupia;

– Spray Colorgim;

– Lápis;

– Madeira;

Medidas das peças

– Pé angulado (2x): 51,7cm x 4,4cm;
– Pé reto (2x): 48cm x 4x4cm;
– Assento (1x): 24cm x 39cm x 2cm;
– Degrau: 31cm x 20cm;
– Apoio degrau (2x): 4cm x 29,5cm x 2 cm;
– Apoio assento (2x): 4cm x 31 cm x 2cm;
– Transversal (1x): 4cm x 39cm x 2cm.

1º Passo

Use um transferidor de ângulo para desenhar o ângulo dos pés. Desenhe um ângulo de 17º. Risque no ângulo encontrado. Utilize uma suta para copiar o ângulo.

2º Passo

Passe para os pés. Ficará assim. Caso não disponha de transferidor, suta ou apenas queira facilitar o processo, marque com a régua 1,5cm e faça este desenho. Faça assim nas duas pernas.

3º Passo

Corte no ângulo com uma serra meia esquadria ou utilize um serrote.

4º Passo

Encoste as pernas em uma base reta, utilizando o assento como referência de distância. Reserve o assunto e posicione as peças de apoio do assento. A união dessas peças deverá ficar assim… Lembrando que na parte da frente da banqueta são as pernas anguladas

5º Passo

Fixe as peças com parafusos de 55mm. Fixe de início apenas esse apoio.

6º Passo

Meça na perna reta, de baixo para cima, 23cm. Risque com um esquadro a medida em ambas as pernas.

7º Passo

Fixe o apoio do degrau na linha abaixo desta marcação. Repita o processo na outra perna. Una as duas pernas utilizando os apoios do degrau e assento.

8º Passo

Coloque a banqueta de pé e centralize o assento e o degrau

9º Passo

Encontre a metade do degrau: medindo 10cm desta forma, ficando apenas metade dentro da estrutura. Utilize alguma referência para circunferência e arredondar os cantos do degrau

10º Passo

No assento, faça dois furos centralizados, com pelo menos 20mm com distância de 10 cm entre eles, para a pega da banqueta. Utilize uma tico tico ou ferramenta disponível para unir os furos e cortar o formato da pega.

11º Passo

Inicie o lixamento das peças. Faça como preferir, desparafusando as peças para lixar uma a uma ou com a banqueta parafusada. Caso tenha Tupia, passe-a nos cantos para o efeito arredondado.

12º Passo

Pinte com spray preto Colorgim ou outra cor que prefira. Nesta etapa, brinque com as possibilidades. Nesta, decidimos pintar apenas as pernas. Recoloque o assento e degrau, caso tenha optado em pintar/lixar parte a parte.

13º  Passo

Está pronta!

E aí, o que achou do nosso passo a passo? Conseguiu fazer? Deixe sua mensagem aqui nos comentários e mande a foto de sua banqueta escada pelo inbox de nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *