Alguns cuidados são essenciais para garantir a segurança de sua equipe e maior longevidade de seus equipamentos. Pensando nisso, separamos 4 dicas fundamentais para uma gestão correta dos EPIs da sua empresa:

 

#1 Cuidado com o reaproveitamento de EPIs!

Todos EPIs contam com prazos de validade e recomendações de armazenamento. Seguir essas instruções é fundamental para garantir mais segurança para você e toda equipe. 

Uma dica importante é: dependendo da frequência de uso ou local em que o EPI é armazenado, esse prazo de validade pode acabar diminuindo, gerando a necessidade de substituir o equipamento ainda dentro da validade. Por conta disso, é muito importante ter como rotina semanal a conferência dos EPIs e desestimular a reutilização de equipamentos descartáveis.

Seguir essas medidas deve ser um passo básico dentro de sua empresa. Afinal, qualquer acidente ou complicação provocados por um EPI em mal estado, é de total responsabilidade do empregador.

 

 

#2 Custo-benefício dos EPIs 

No momento da escolha de fornecedores, não avalie apenas preços, mas sim a qualidade e, consequentemente, a vida útil que esses equipamentos irão fornecer. 

No trabalho diário, os EPIs serão responsáveis pela segurança da equipe, resguardando a saúde de todos os colaboradores e prevenindo acidentes.  Sendo assim, fica clara a importância de uma escolha baseada em desempenho e durabilidade dos equipamentos.

 

 

#3 Controle de entradas e saídas dos equipamentos

Não apenas para evitar que determinado EPI acabe faltando em seu estoque, o controle de entradas e saídas garante uma comprovação prática dos equipamentos utilizados por sua equipe durante o dia a dia na empresa, também garantindo maior conscientização por parte dos colaboradores. 

Dessa forma, além de monitorar o estoque, avaliar o momento certo para a troca de equipamentos (baseado na validade x estado atual do equipamento), você garante maior proteção a toda equipe.

 

 

#4 Treinamentos e conscientização da equipe

Conscientizar sua equipe sobre o uso de EPIs e preparar todos os colaboradores para uma utilização correta, é obrigação de toda empresa.
Além disso, é muito importante que todos os profissionais saibam a maneira correta de conservar e descartar os equipamentos, garantindo maior segurança e reduzindo riscos desnecessários na rotina de trabalho.

Implementar treinamento semestrais para toda a equipe, para reforçar estas dinâmicas, e contar com um plano bem detalhado no momento da inserção de novos colaboradores é uma ótima dica para que você sempre tenha uma equipe 100% atualizada em relação às práticas que envolvem os EPIs.

 

 

Linha completa de EPIs nas Lojas Tamoyo

Curtiu as dicas? Nas lojas Tamoyo você encontra uma linha completa de EPIs para proteção de toda sua equipe. Visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site e aproveite!  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *