Alguns cuidados com a sua bike são fundamentais para garantir maior segurança e longevidade à bicicleta. Pensando nisso, separamos 5 dicas fundamentais para garantir que sua bicicleta esteja sempre em dia!

 

#1 Mantenha sua bike limpa

A sujeira é um grande inimigo da vida útil de uma bicicleta. Poeira, lama, areia e outros detritos acumulados podem causar grandes desgastes na bike. Para evitar que isso ocorra de uma forma simples, crie uma rotina semanal de limpeza.

Dessa forma, você aumenta a vida útil de todas as peças da bike e torna a limpeza menos pesada, pois é evitado o acúmulo excessivo de sujeira.

 

 

#2 Verifique regularmente os pneus

É necessário prestar muita atenção ao estado dos seus pneus. 

Para garantir que você não esteja prejudicando o desempenho de sua bike e expondo os pneus a condições adversas, a regulagem e constante verificação da pressão dos pneus é muito importante. Isso pois pneus murchos dificultam a pedalada e se tornam mais propícios a fissuras e furos.

Uma dica básica para regulagem:  

-Caso você pese menos de 70kg – utilize uma pressão entre 90 e 100 psi

-Caso você pese mais de 70kg – utilize uma pressão entre 101 e 120 psi

E em dias de chuva, é recomendado tirar até 10 libras de cada pneu, para criar maior resistência ao solo.

E para fechar, sempre confira a existência de fissuras ou o desgaste dos pneus (os famosos pneus carecas), assim você pode rodar com sua bike mais tranquilo e seguro.

 

 

#3 Cuida das correntes da sua bike

Sempre fique atento a estalos e rangidos na região da corrente. Eles costumam indicar problemas de encaixe, muito provavelmente devido a algum desgaste. 

No seu primeiro sinal, busque uma oficina para manutenção, pois caso a corrente acabe rompendo, os riscos e custos podem aumentar consideravelmente.

 

 

#4 Monitore sempre seus freios

Assim como a corrente, os freios precisam de muita atenção em qualquer sinal de ruídos! Isso pois eles indicam um desgaste avançado nos componentes do freio, exigindo a manutenção ou troca das pastilhas ou fluído de freio. 

Para não ser surpreendido durante um passeio ou trajeto até algum compromisso, fique sempre atento a qualquer som diferente do comum e não pense duas vezes antes de procurar uma oficina especializada.

 

 

#5 Faça revisões completas 

Independentemente do nível de cuidado com a sua bike, em algum momento a vida útil de algumas peças acabará chegando ao fim. 

Por conta disso, além de prestar atenção aos 4 sinais que descrevemos acima, regularmente visite uma oficina especializada, para que um profissional faça um check-up completo da sua bicicleta. 

Dependendo da quantidade de vezes que você pedala por semana, é indicado que seja realizada uma visita a cada 3 ou 6 meses. 

Assim você fica 100% seguro para suas atividades do dia a dia ou as trilhas dos finais de semana!

 

 

Linha Bike completa nas Lojas Tamoyo

Curtiu as dicas? Nas lojas Tamoyo você encontra uma linha completa com diversos itens de segurança e para manutenção da sua bike. Visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site e aproveite!  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *