Aumentar a receita da marcenaria e iniciar um processo de expansão dos seus negócios pode ser um tanto desafiador. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você avaliar e começar a dar o próximo passo no desenvolvimento da sua marcenaria:

 

Analise os segmentos de atuação disponíveis

 

Quando o assunto é marcenaria, são vários os nichos disponíveis para você fornecer produtos/serviços. Pensando nisso, uma possibilidade é encontrar novos segmentos de mercado em que você possa atuar.

Caso você trabalhe com móveis residenciais sob medida, considere também atender clientes do ramo comercial (hotéis, lojas, escritórios, etc). Uma opção é também contar com diferentes estilos de móveis além dos planejados sob-medida. Contar com móveis rústicos ou vintage pode ser um diferencial que apenas sua marcenaria acabe contando em sua região.

 

 

Trabalhe com restaurações e reformas

 

Uma ótima opção é agregar a restauração de móveis antigos à sua lista de serviços. É um diferencial excelente para clientes que desejam utilizar alguns de seus móveis antigos na decoração de sua casa, seguindo a tendência de decoração vintage que segue em alta.

Mesmo que seja necessário subcontratar mão de obra especializada, essa alternativa pode ampliar as ofertas da empresa, oferecendo novas alternativas e agregando valor ao atendimento e relacionamento com os clientes.

 

 

Considere o segmento da construção civil

 

Trabalhar diretamente com o setor da construção civil pode ser excelente para a expansão de seus negócios. Dentro dessa categorias, está o desenvolvimento de linhas de portas, pisos de madeira, laminados e vinílicos, assim como projetos de layout e instalação deste produto.

Outra opção de produto para este segmento é criar uma variedade de decks de madeira, pergolados, escadas e esquadrias de portas e janelas, para contar com um leque de opções em parcerias com construtoras e empreiteiras.

 

 

Invista em inovação 

 

Apostar na inovação também é uma forma de expandir o seu negócio. Ao pensar em inovar, é possível chegar a medidas que possam melhorar os processos de fabricação e montagem e investir em máquinas, equipamentos e tecnologias que conseguem otimizar e até mesmo aumentar sua produção.

 

 

Para fechar, é super importante que você sempre esteja atento às tendências do mercado da marcenaria, principalmente em eventos e feiras voltados para esse segmento.

Também é importante sempre reavaliar seu posicionamento de mercado, entender e analisar como seus concorrentes operam, quais inovações estão disponíveis e quais são as demandas de mercado. 

 

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