Segurança no trabalho é assunto sério! Mais do que evitar acidentes, é fundamental termos as vidas como prioridade durante as atividades. Pensando nisso, separamos alguns pontos-chave sobre a importância da utilização dos EPI’s:

 

Afinal, por que “EPI’s”?

 

A sigla é bastante auto-explicativa: Equipamentos de Proteção Individual. E eles surgem justamente para proteger, individualmente, os colaboradores que desenvolvem atividade que podem proporcionar algum grau de risco à sua integridade física. Vale ressaltar que os EPI’s são a instância final dentro de um espaço de trabalho, pois equipamentos e dinâmicas para proteção coletiva também precisam ser aplicados. 

 

 

Como os EPI’s evoluíram

 

Principalmente na última década, os Equipamentos de Proteção Individual passaram por uma grande transformação em termos de tecnologia e design, melhorando drasticamente a sua funcionalidade. Dessa forma, nos dias atuais é muito mais confortável utilizar macacões, sapatos, capacetes e óculos específicos para a proteção individual, diferentemente de como eram anos atrás, sempre bastante robustos e desconfortáveis devido a limitações de tecnologia.

 

 

Regras e Obrigatoriedade de Uso

 

Havendo uma atividade que exponha o colaborador a algo que possa comprometer sua integridade física, existe a obrigação de se neutralizar esse risco com a utilização dos EPI’s adequados. Por exemplo, em empresas que possuam cargas de ruídos muito altas, os colaboradores receberão EPI’s específicos para proteção auricular.

Uma questão super importante sobre os Equipamentos de Proteção Individual dentro do ambiente de trabalho é:  as empresas têm a obrigação de fornecer o leque completo de EPI’s que serão necessários para a execução, em total segurança, dos trabalhos diários. 

Automaticamente, os trabalhadores têm a obrigação de utilizar os EPI’s e, mais do que isso, utilizá-los de forma correta.

Por conta disso, é super indicado regularmente realizar reuniões, treinamentos e capacitações para a criação de uma cultura do uso dos EPI’s dentro do ambiente de trabalho.

 

 

Ajustes Individuais

 

Os equipamentos de proteção individual são divididos em:

*Parte superior do corpo – braços e mãos, tronco, cabeça, olhos

*Proteção respiratória

*Proteção auditiva

*Parte inferior do corpo – pernas e pés

 *Proteção geral –  como proteção de altura, proteção de material químico e proteção adequada para baixas ou altas temperaturas. 

Hoje, o equipamento é confortável e ajustável. Isso é muito importante, pois o formato do corpo, formato do rosto, pés e mãos de cada pessoa são diferentes. O Equipamento de Proteção individual deve seguir essa individualidade. Atualmente, o tamanho, regulagem e encaixe do equipamento podem ser ajustados de acordo com o trabalhador.

 

 

Mais conteúdos sobre EPI’s disponíveis em nosso blog

 

Curtiu as dicas? Separamos mais alguns conteúdos relacionados a Equipamentos de Proteção Individual para você:

blog.lojastamoyo.com.br/importancia-do-uso-de-epis/ 

blog.lojastamoyo.com.br/08-dicas-para-conscientizacao-do-uso-de-epis/ 

blog.lojastamoyo.com.br/dicas-para-gestao-correta-dos-epis-da-sua-empresa/

 

Linha completa de EPI’s nas Lojas Tamoyo

 

Nas lojas Tamoyo você encontra uma linha completa de itens para a sua Proteção Individual! Visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site e aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *