Atividades que possuem algum risco potencial ao trabalhador exigem a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Eles são itens de segurança bastante comuns em fábricas e nos processos industriais, incluindo o uso de capacetes, luvas, óculos, coletes, entre outros. 

Para reafirmar a importância dos EPI’s, separamos  alguns pontos cruciais. Confira o conteúdo completo:

 

Proteção em 1º lugar

 

Antes de tudo, é fundamental que exista um mapeamento dos riscos ocupacionais referente a sua área de atuação. Dessa forma, terão sido identificados quais os perigos dentro de cada setor e atividades diárias, e a partir de uma análise serão apontados os EPI’s necessários para redução de riscos e maior segurança de toda a equipe.

Com a utilização correta dos EPI’s, você garante a toda equipe mais segurança e evita que acidentes de trabalho aconteçam com facilidade. Isso reduz as doenças ocupacionais e respeita a saúde de todos os profissionais durante seu período de atividade, com maior qualidade de vida também após a aposentadoria.

 

 

EPI’s: uma armadura durante o trabalho

 

A segurança coletiva é iniciada por meio da proteção individual. Por conta disso, a Norma Técnica NR 6 prevê que todo trabalhador deve receber, de forma gratuita, os EPI’s responsáveis por garantir sua segurança durante as atividades na empresa.

Da parte da empresa, também é fundamental estabelecer um controle de uso dos EPI’s, treinamentos para a utilização correta e a capacitação dos profissionais para o entendimento da importância relacionada ao uso dos equipamentos de proteção individual.

É fundamental que os EPI’s sempre estejam dentro de seu prazo de validade, sejam utilizados e higienizados conforme manual de uso, e seja mantido um controle em relação aos estoques e armazenamentos dos equipamentos. Crie uma cultura do uso de EPI’s, estimule a importância e a conscientização referente aos mesmos. Pois cuidando de cada colaborador de forma individual, você estará zelando por sua própria empresa.

 

 

Mais conteúdos sobre EPI’s no Blog Lojas Tamoyo

 

Curtiu as dicas? Então você também vai gostar desses conteúdos:
6 dicas para utilização correta dos EPI’s 

Dicas para gestão correta dos EPI’s da sua empresa

-5 dicas para conscientização do uso de EPI’s

 

Linha completa de EPI’s nas Lojas Tamoyo

 

Curtiu as dicas? Nas lojas Tamoyo você encontra uma linha completa de EPIs para proteção de toda sua equipe. Visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site e aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *