A utilização de EPI’s é uma garantia de segurança para você e toda a sua equipe! Mas conscientizar a todos sobre a utilização correta dos equipamentos de segurança é fundamental para minimizar riscos e criar uma cultura de equipe em relação aos EPI’s. 

Pensando nisso, separamos 8 dicas para você utilizar nesse processo de conscientização do uso de equipamentos de segurança individual na sua empresa, confira:

 

#1 Crie uma Semana Interna de Prevenção a Acidentes

É uma prática essencial para re-avaliar os potenciais riscos presentes nas atividades do dia a dia de trabalho e reafirmar o impacto dos EPI’s na segurança de cada colaborador.

 

 

#2 Reuniões, Treinamentos e Capacitações

Por mais que a forma de utilização dos EPI’s possa parecer óbvia, a desinformação ou falta de informações técnicas pode colocar em risco sua equipe. Com reuniões periódicas, capacitações e treinamentos de situações de risco você consegue mostrar na prática o impacto do uso correto dos equipamentos de segurança.

Os treinamentos costumam gerar ótimos resultados na redução de acidentes , redução de problemas com fiscalização e melhora da qualidade dos processos internos.

 

 

#3 Ofereça EPI’s de qualidade

Não veja os EPI’s como um custo, mas sim como um investimento para a segurança da sua equipe e qualidade do seu trabalho. Disponibilizar equipamentos de proteção de qualidade, criar uma cultura de higienização e conservação dos mesmos, além de manter um controle das condições e validades dos EPI’s é muito importante para que toda a equipe perceba a importância dos equipamentos e os valorize.  

 

 

#4 Na medida certa

É muito comum empresas criarem estoques de EPI’s do tamanho M, por ser o mais utilizado. Porém, essa pode não ser a realidade de todos os seus colaboradores. Equipamentos muito folgados ou apertados além de colocarem em risco quem os utiliza, também serve de desestímulo para sua utilização. Demonstre essa preocupação com sua equipe e sempre forneça os equipamentos na medida ideal para cada colaborador.

 

 

#5 Destacando os resultados

A cultura da utilização dos EPI’s é reforçada ao comemorar e apresentar aos colaboradores o resultado de sua utilização. Você pode destacar no ambiente de trabalho o período atual sem acidentes e criar campanhas para premiar colaboradores destaque no uso e manutenção de seus equipamentos. Tudo isso para que sua equipe se mantenha motivada e consciente sobre o uso dos EPI’s.

 

 

Mais conteúdos sobre EPI’s no Blog Lojas Tamoyo

Curtiu as dicas? Então você também vai gostar desses conteúdos:


6 dicas para utilização correta dos EPI’s 

Dicas para gestão correta dos EPI’s da sua empresa

 

Linha completa de EPI’s nas Lojas Tamoyo

Curtiu as dicas? Nas lojas Tamoyo você encontra uma linha completa de EPIs para proteção de toda sua equipe. Visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *